DECLARAÇÃO DE DELHI DOS TRABALHADORES EM DOMICÍLIO
Nova Deli, 9 de fevereiro de 2015
Associação de Trabalhadores em Domicílio
Fundada em 2019 com a finalidade de organizar, promover, incentivar, pesquisar e desenvolver junto aos Setores da sociedade, políticas publicas que abarcam e beneficiam esses trabalhadores.
Nós, membros de 60 redes, associações e sindicatos de trabalhadores
juntamente com organizações não governamentais (ONGs) e pesquisadores de 24 países, nos reunimos em Nova Deli nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2015 na Conferência Global de Trabalhadores Em Domicílio, organizada pela Home Net do Sul da Ásia (HNSA) e mulheres em emprego informal: Globalização e Organização (WIEGO).
O termo homeworker é usado para se referir aos trabalhadores que realizam trabalho remunerado dentro de suas casas ou em áreas vizinhas. Notamos que, embora muitas vezes sejamos uma proporção significativa da força de trabalho na economia informal, uma grande maioria de nós, trabalhadores, especialmente os trabalhadores domésticos, ver os nossos direitos negados.
Convenção do Trabalho Em Domicílio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 1996 (nº 177); Declaração de Catmandu de 2000; e o Plano de Ação Regional para Trabalhadores em Domicílio do Sul da Ásia, em 2007, clamou a identificação e o reconhecimento dos trabalhadores, a incorporação de trabalhadores em domicílio nas economias nacionais, a formulação de leis para a integração dos trabalhadores em domicílio nos mercados nacionais e regionais; e procurou aumentar a nossa visibilidade, voz e preocupações.
Declaramos nosso compromisso de apoiar, construir e fortalecer nossas organizações e ganhar reconhecimento, direitos e voz representativa. A fim de melhorar nossas vidas, estamos empenhados em ampliar nossas redes e construir a solidariedade global. Para começar, estamos comprometidos com um plano de ação.
Comentários
Postar um comentário
Para deixar seu comentário pedimos que aguarde a revisão do mesmo.